terça-feira, 27 de novembro de 2012

Golden retriever







APARENCIA:

A pelagem é de tamanho médio, vai do dourado até o creme. Possui um porte atlético, constituição simétrica e harmoniosa, dorso curto com um tórax poderoso, costelas longas e bem arqueadas e linha superior do dorso direita. Cabeça e crânio equilibrados, com um stop pronunciado (chanfradura nasal, isto é, o desnível entre a testa e a base do nariz).
Parte superior da cabeça larga. Focinho forte, largo e comprido, com um comprimento semelhante ao do crânio. Nariz preto. Olhos castanho-escuro, bastante afastados, com bordos escuros. Orelhas de tamanho médio, implantadas mais ou menos ao nível dos olhos. Maxilar forte com perfeita oposição das duas maxilas. Membros anteriores direitos, membros posteriores fortes e musculados, sendo longa a parte inferior da coxa e o ângulo do corvilhão bem marcado. Os jarretes devem ser amplos e rectos, sem desvios.
O golden tem pés de gato, arredondados. A cauda está implantada á altura da linha dorsal e normalmente mantém-se nesta posição. Deve chegar até aos jarretes e não é curva na ponta. Os movimentos de cão são fortes, com boa cadência.

TEMPERAMENTO 

Seu temperamento é calmo. É excelente para atividades físicas como o agility, que é uma das formas que os proprietários tiveram para uma maior integração com seus cães, que estão sempre prontos a agradar e obedecer. Por ter um excelente olfato é muito usado para farejar drogas e como guia de cegos. Por ser um cão de temperamento equilibrado, pode com certeza ser criado em apartamentos apesar de ter porte grande. Para tanto sempre é necessario adquirir um Golden de um criador serio que tenha feito controle de temperamento. Além disso uma certa dose de exercício diário é importante para a raça.
Também poderá ser criado para a terapia. É atencioso, companheiro, carinhoso, inteligente e fiel

BEM-ESTAR

O golden retriever adapta-se bem a qualquer espaço inclusive apartamentos. É muito popular por ser dócil, amistoso com crianças, obediente e muito inteligente. É muito dócil com as crianças e com os seus donos. Bastante mimado não suporta a solidão durante muito tempo, se não habituado desde pequeno. Por vezes é preciso proteger o cão da criança de tão dócil que ele é! Adora comer, por isso convém ter cuidado para o cão não ficar obeso. Não apresenta quaisquer sinais de agressividade e tolera muito bem outros animais. Bastante inteligente, aprende facilmente qualquer ordem. Precisa ser ensinado desde pequeno para que não existam falhas em adulto.

SAÚDE

Como todo cão de caça o Golden é um cão resistente e como todo cão suscetível à alguns problemas como:
Displasia coxo-femural - detectada entre o 5º e 8º mês de idade, sempre antes dos 18 meses, cães com este problema não devem ser reproduzidos, evitando assim transtornos no futuro, e não colocando em risco a reputação do criador.
Atrofia progressiva da retina - detectada entre o 4º e o 8º ano de vida, pode levar a cegueira total ou parcial do animal, podem ser feitos exames oftálmicos depois dos 24 meses para prevenção.
Catarata e o Entrópio de pálpebras - pode aparecer à partir do 3º mês de idade.
Piodermite - pode ser por inúmeros fatores; distúrbios metabólicos, deficiências imunológicas, descontrole endócrino ou por processos alérgicos. 

CUIDADOS

A escovação semanal é necessária, sempre com a escova de pinus ou rasqueadeira, os ouvidos, por terem orelhas caídas devem receber atenção especial, limpe-os com uma solução específica, semanalmente
Nos banhos, dados com shampoo ou sabão próprios, deve ser bem enxaguado para que não fiquem resíduos e, com isso, não prejudique a pele do seu Golden. O uso de um bom condicionador para cães é indicado para amaciar o pêlo.
As orelhas deverão ser limpas quinzenalmente. Os Golden Retriver são os cachorros mais dóceis de todos, são muito espertos e adoram brincar. Nas competições são ágeis e obedientes, com as crianças são muito comportados e brincalhões. Seu peso vai de 30kg até 40kg, tendo sido porem registrado machos com grande porte de até 47 Kg, o que não se considera desvio de padrão da raça, desde que as proporções fisicas estejam em harmonia.
Os Machos chegam a ter 56 a 61 cm As Femeas chegam a ter 51 a 56 cm.

PORQUE TER UM GOLDEN RETRIVIER?
  • Por ser companheiro e amoroso.
  • Por ser obediente e inteligente.
  • Por ser alegre e resistente.
  • Pelo manejo simples.
  • Pelo temperamento fácil de conduzir.
  • Por acasalar e procriar com facilidade.
  • Por ser sujeito a poucos males graves.
  • Por ser longevo e chegar à velhice em bom estado.
  • Porque é um excelente cão de família.
  • Porque é afetuoso e sociável.
  • Porque é predisposto à obediência.
QUEM NAO DEVE TER UM GOLDEN RETRIVIER?
  • Quem não tem tempo para o cão.
  • Quem se incomoda com pêlo espalhado e queda de pêlos.
  • Quem quer um cão que sirva para guarda.
  • Quem não pode dar atenção para o cão.
  • Quem não quer correr o risco de ter um cão displásico.
  • Quem não puder proporcionar exercício e manejo correto.
  • Quem não tem tempo para interagir com o cão.`
  • Quem não tem dinheiro para arcar com eventuais despesas médicas.
  • Quem quer um cão de quintal. 


FONTE:http://www.perfectdog.com.br/origem_golden.html

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Amizades inexplicáveis


O comportamento dos animais pode ser explicado pelos benefícios que eles ganham com a companhia de outras espécies. Outros, no entanto, permanecem inexplicáveis, como a amizade entre um cachorro golden retriever e uma carpa chinesa, criados por um casal americano.




A orangotango ‘Suryia’ e o vira-lata "Roscoe" mantêm amizade em um centro de preservação de animais em Myrtle Beach, no estado da Carolina do Sul (EUA). O ‘casal’ já chegou aparecer no programa da apresentadora Oprah Winfrey e no canal ‘National Geographic’. (Foto: Reprodução)



Para surpresa dos funcionários de um parque safári em Sun City, na África do Sul, a leoa ‘Zinzi’ acabou criando uma amizade com o suricato ‘Bob’. Os dois são inseparáveis e chegam a dormir abraçados. (Foto: Matthew Tabaccos/Barcroft Media/Getty Images)
O gato chamado 'Balthazar' e a cadela 'Roxana' chegam a dividir a mesma cama em uma casa em Liptovsky Mikulás, na Eslováquia. (Foto: Joe Klamar/AFP)



No zoológico Ouwehands em Rhenen, na Holanda, um sagui fez amizade com iguana. (Foto: Rob Doolaard/Reuters)



A cadela chamada ‘Clarence’ e a alpaca ‘Cindy’ ganharam destaque em 2010 por causa da amizade em uma fazenda em Goeming, na Áustria. Os dois animais vivem juntos desde que eram filhotes. (Foto: Kerstin Joensson/AP)




O leopardo chamado 'Salati' e o cachorro da raça golden retriever 'Tommy' mantêm uma amizade inusitada em uma propriedade em Pretória, na África do Sul. Segundo o proprietário Richard Brooker, os dois animais estão sempre juntos. (Foto: Barcroft Media/Getty Images)



'Peeps' descansa nos pelos do gato 'Sambo'. (Foto: Karin Caston/AP)



fonte:http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2012/06/veja-lista-com-amizades-entre-animais-que-contrariam-natureza.html